terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Programar o desligamento do PC

Desligar o PC em horários pré-programados é útil. Imagine dormir e deixar o micro fazendo o download de um episódio de sua série favorita?

O Executar é muito poderoso. Através dele, é possível executar vários comandos e atalhos, facilitando o uso do PC, e encurtando caminhos para funções mais específicas do sistema. Por exemplo: para que ir no menu Iniciar, Acessórios, e clicar em Calculadora, se é mais fácil dar um Winkey + R, escrever “calc” (sem aspas), e dar Enter? Pois então. Um dos comandos do Executar é o shutdown, que com os parâmetros corretos, abre várias possibilidades.


shutdown -s -t 1800

O parâmetro -s significa desligar (shutdown), e o -t 1800 indica o tempo até que o sistema desligue, em segundos. 1800 segundos é igual a meia hora (30 minutos). Para chegar ao valor em segundos, basta pegar o valor em minutos, e multiplicar por 60. Logo, 30 x 60 = 1800.


Há outros parâmetros legais. Confira alguns:

* -l: faz logoff;
* -r: reinicia o PC;
* -f: força bruta. Executa o comando instantaneamente;
* -c “qualquer coisa”: mostra uma mensagem, caso o timer esteja ativado;
* -a: aborta a operação.


Legal, não? Mas aí você se arrepende, o que fazer? Um simples shutdown -a aborta o desligamento.

E se você quer desligar o PC instantaneamente, sem esperar as rotinas padrões que o Windows faz a cada desligamento? shutdown -s -f resolve o problema.

2 comentários: