segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Boot mais rapido

Se o seu Windows XP estiver instalado em uma partição FAT32, converta ela para NTFS. O boot ficará um pouco mais rápido, além de outras vantagens.

Para saber qual tipo de partição usada no seu HD, entre no Windows Explorer, clique com o botão direito no drive em que está instalado o Windows (geralmente C:) e escolha Propriedades. Localize Sistema de Arquivos.

Para você converter uma partição FAT32 para NTFS, você deve entrar no prompt do DOS (Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Prompt de comando) e digitar "convert : /fs:NTFS" (sem as aspas). Exemplo: convert c: /fs:NTFS. Em geral a conversão será realizada no próximo boot do Windows e leva poucos minutos para ser realizada. Lembre-se que após a conversão para NTFS, a partição não será acessível via DOS, Win9x ou WinMe (isso é importante caso você tenha um dual-boot no seu computador) e não há como convertê-la novamente para FAT32 (somente com o uso de um programa para isso, como o Partition Magic).


Vantagens do NTFS

Uma das principais vantagens da partição NTFS é o seu suporte à segurança de dados: você pode por exemplo impedir que um usuário acesse determinados arquivos, pastas ou até mesmo partições nos seus próprios computadores. Para isso você deve ter o WinNT, Win2000 ou WinXP Professional (o WinXP Home não permite isso).

Partições NTFS têm um avançado sistema de compressão de arquivos que permite economizar espaço em disco quando necessário. A compressão é realizada em tempo real e o usuário não nota diferença alguma após a conversão ser finalizada.

A partição FAT32 tem uma limitação de tamanho de arquivo: 4 Gb (embora isso pareça muito, arquivos de vídeo podem facilmente superar este tamanho). A partição NTFS não tem limite de tamanho de arquivo.

Partições NTFS tem uma vantagem adicional sobre a FAT32: ela permite a auditoria do usuário. Com isso, pode-se saber a que horas ele se iniciou o seu trabalho no Windows, o que ele fez, quais arquivos foram modificados, que programas foram executados, entre outras informações.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário