quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Acelerando a inicialização do micro

Você liga o micro e tem a sensação de que ele enrola demais até ficar pronto para o trabalho?

É bem provável que, com alguns ajustes, você consiga reduzir o tempo de inicialização de sua máquina. Confira, a seguir, uma lista de dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa.


1. Quem manda no boot

Antes de tudo, é bom saber, em linhas gerais, o que pode ser feito. O tempo de inicialização depende de vários fatores, entre os quais a velocidade do hardware (CPU, HD), a quantidade de periféricos, o volume de programas instalados e o número de usuários cadastrados no PC. Também influem no processo a configuração do Setup da Bios e o grau de fragmentação dos arquivos usados na inicialização. Por isso, os resultados obtidos num micro tendem a ser totalmente diferentes do outro. Também não se pode contar com milagres: se, por exemplo, o HD é lento, nada vai alterar esse fato.

2. Limpe o Registro

Durante a inicialização, o sistema operacional lê e carrega informações do Registro. Quanto menos opções inúteis existirem no banco de dados de configuração, melhor para a performance do sistema. Portanto, adote uma ferramenta de limpeza do Registro. Experimente, por exemplo, o shareware System Mechanic (download: www.info.abril.com.br/download/2205.shtml) ou o Norton SystemWorks, que inclui um módulo para limpeza do Registro.

3. Modo QuickBoot

A primeira providência para acelerar a inicialização de sua máquina é ligar o chamado modo QuickBoot. Trata-se de um recurso da Bios que faz a máquina saltar alguns itens que compõem o chamado Power-On Self Test (Post) — uma seqüência de testes para checar partes como teclado, memória e drives. Com o recurso ligado, o programa de inicialização da Bios abrevia os testes, reduzindo o tempo de boot. Se você não se sente confiante para mexer na Bios, pule para o passo 4. Essas operações são mesmo delicadas. Se você quiser correr o risco, para ativar o modo QuickBoot, entre no Setup do seu micro (tecla Del ou F2, conforme a Bios, durante a inicialização), localize o item QuickBoot e defina-o para Enabled (ativado).

4. Ferramenta BootVis

Outra opção para acelerar a inicialização do sistema é usar a ferramenta BootVis, um otimizador de boot assinado (mas não suportado) pela Microsoft. Específico para o Windows XP, o BootVis é gratuito e pode ser obtido no endereço www.info.abril.com.br/download/3794.shtml. O BootVis analisa a inicialização do PC e exibe o que acontece durante o processo. Além disso, faz ajustes que podem reduzir o tempo de inicialização. Baixe o BootVis, instale-o e, para usá-lo, siga o roteiro:

Abra o programa e acione o comando Trace/Next Boot + Driver Delays. Confirme a operação. O programa vai reiniciar o micro. Ao retornar, um aviso no meio da tela indica que o programa está em ação. Nova telinha aparece e, por fim, o programa exibe o relatório na forma de cinco gráficos.

Na barra de ferramentas, clique no botão Decrease the Size of the Graphs, para fazer os gráficos caberem na tela. Em qualquer um dos gráficos, há uma linha vertical marrom que assinala o término do processo de boot. Essa marca indica o final do carregamento da interface do Windows. Ponha o cursor no quadrado que fica no topo da linha marrom para ver o tempo de boot.

No menu Trace, acione o comando Optimize System. O BootVis reinicializa a máquina. No retorno, reaparece o aviso de espera. O programa reorganiza os arquivos utilizados no boot para obter mais velocidade. A tela se fecha e nada mais acontece.

Agora, vamos testar se as mudanças feitas pelo BootVis resultaram em ganhos no tempo de boot. Abra o programa e execute, outra vez, o passo 1.

5. Limpe a pasta Prefetch

Outro truque para melhorar o boot é limpar a pasta Prefetch, localizada no diretório c:\windows. Exclusiva do Windows XP, essa pasta armazena links para arquivos de boot e programas. O objetivo é carregá-los mais rápido quando necessário. No entanto, com o uso, a pasta acumula links obsoletos ou pouco usados, o que prejudica a performance. Apague tudo de c:windowsprefetch uma vez por mês. Atenção: fazer isso com muita freqüência também reduz o desempenho do sistema.

6. Use o MSConfig

O Windows XP e outras versões do sistema trazem um programa chamado Utilitário de Configuração do Sistema, ou MSConfig. Ele permite desativar aplicações que são carregadas durante o boot. Para abrir o MSConfig, acione Iniciar/Executar e digite msconfig. No programa, clique na orelha Inicializar e veja o que é possível desligar sem prejuízo. Os recursos listados nessa tela podem ser desativados sem perda para o sistema. Só é preciso avaliar se eles são necessários para os programas. No mesmo micro em que usamos o programa BootVis, desativamos dois programas: EngUtil e NeroCheck, que pertencem, respectivamente, aos programas Easy CD and DVD Creator e Nero. Ambos podem ser desligados. Mas você precisa do NeroCheck se é usuário limitado do Windows. Juntos, os dois programas consomem 2,36 segundos durante o boot, conforme o BootVis. Lembre-se: antivírus e firewalls podem usar essa área. Cuidado para não desativá-los.

7. Serviços desnecessários

Outra medida eficaz para acelerar o boot é evitar o carregamento de serviços desnecessários. Serviços, você sabe, são programas que o sistema operacional abre durante a inicialização e deixa sempre ativos. Para desativar serviços, acione Iniciar/Executar e digite services.msc. Abre-se a tela Serviços. Selecione o que deseja desativar e clique em Propriedades. Na nova tela, em Tipo de Inicialização, escolha Desativado. Faça isso para cada serviço que deseja desligar. Você precisa decidir o que é supérfluo conforme o uso de sua máquina. Eis alguns serviços candidatos à desativação: Cartão Inteligente e Ajuda do Cartão Inteligente (serviços para micros com leitor de smart card); Compartilhamento Remoto da Área de Trabalho; Registro Remoto (permite que usuários remotos alterem o Registro local); e Erro ao Informar Serviço (tradução esquisita de Error Reporting Service, ou seja, serviço de informação de erros: envia relatórios de erros à Microsoft).

2 comentários:

  1. Usar RAID 0 (Dois drives de mesmo tamanho trabalhando juntos como um único grande drive) também ajuda!

    ResponderExcluir