segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Saiba mais sobre o Windows 8

Em desenvolvimento, o Windows 8, nova versão do sistema operacional  mais popular, atrai cada vez mais a atenção e curiosidade dos usuários. Quando estará pronto? Quais as novidades? As respostas a estas e outras perguntas você encontra aqui.


Quando o Windows 8 estará pronto?

Durante um evento, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, deixou escapar que seria entregue em 2012. Mas a empresa rapidamente desmentiu a notícia. Apesar disso, 2012 é um ano provável, já que a MS tem desenvolvido o Windows em ciclos de cerca de três anos. O Vista chegou em janeiro de 2007; o Windows 7 em outubro de 2009. Se continuar assim, o Windows 8 estará nas lojas no segundo semestre do ano que vem.

Qual é a principal novidade do Windows 8?


A interface gráfica, totalmente refeita, é a novidade do futuro Windows. O objetivo da empresa é criar uma interface que possa ser usada com facilidade em telas sensíveis ao toque, sem mouse e sem teclado. Para isso, a empresa se inspirou no Windows Phone, seu sistema para smartphones. O usuário também tem a opção de usar a área de trabalho tradicional do Windows, voltada para computadores com teclado e mouse.

O que a nova interface gráfica tem de diferente?

Uma tela inicial dividida em áreas retangulares, contendo ícones dos aplicativos. Cada retângulo pode abrir um programa ou exibir informações dele, como um widget. Os botões de minimizar, maximizar e fechar janelas sumiram, mas continuam os símbolos, que cumprem a mesma função. A nova interface tem um teclado virtual similar aos do iPad e Android, e como no iOS 5, um modo dividido para digitação com polegares.

Os aplicativos do Windows 8 são diferentes dos atuais?

Aparentemente, o Windows 8 vai aceitar tanto os aplicativos atuais como outros, que terão um novo formato, elaborado para uso em tablets e outros computadores com tela sensível ao toque. Esses novos aplicativos ocupam a tela inteira, como acontece no iPad, da Apple. O sistema foi otimizado para telas no formato 16:9, o mesmo dos televisores atuais. Nelas, também é possível exibir dois programas lado a lado. A tela fica, então, dividida por uma linha vertical que separa os aplicativos. A pessoa pode arrastá-la para os lados, definindo quanto da tela cada aplicativo ocupa. E os programas tradicionais também poderão ser vistos lado a lado junto com os que adotam o formato novo.

Todos os aplicativos atuais dos PCs vão rodar no Windows 8?

Muitos dos aplicativos atuais dos PCs devem funcionar no Windows 8 sem falhas  significativas. Mas qualquer mudança de sistema operacional tende a trazer problemas de compatibilidade. É provável que certos aplicativos precisem de atualização para trabalhar bem no novo sistema. Outros, mais antigos, podem não funcionar.

Em que computadores o Windows 8 rodará?

Em PCs portáteis e de mesa, servidores, tablets e, talvez também em TVs inteligentes e outros equipamentos domésticos. A empresa tem se esforçado em focar num produto final que atenda bem as expectativas de usuários de vários tipos de hardware: mesmo sistema operacional em várias plataformas, com experiência de uso diferente em cada.

O Windows 8 vai exigir um computador mais poderoso que os atuais?

Ao que tudo indica, não. A Microsoft diz que os requisitos de hardware do Windows 8 serão similares aos do Windows 7. A empresa já cometeu o erro de sobrestimar a capacidade dos computadores no mercado em 2007, quando lançou o pesado Windows Vista. É pouco provável que faça isso novamente com o Windows 8.

Haverá smartphones com o Windows 8?

Talvez, mas não há expectativas. Já que a Microsoft oferece o Windows Phone.

Haverá uma loja de aplicativos para o Windows 8?

Sim. A Microsoft terá uma loja de aplicativos para o Windows 8, como acontece com o Mac OS X, da Apple. Algumas telas de uma suposta loja em desenvolvimento circularam na internet em Abril, mas não havia certeza de que eram verdadeiras. A confirmação veio neste mês, na forma de um post no blog oficial do Windows 8, listando as equipes que desenvolvem o sistema operacional. Entre esses grupos de trabalho, está um dedicado à loja online. Vale observar que essa não será a primeira investida da Microsoft nessa área. O Windows Vista já tinha uma loja online, o Windows Marketplace, que nunca chegou a fazer sucesso.

O usuário terá acesso direto aos arquivos nos tablets com Windows 8?

Ao que parece, sim. Essa pode ser uma vantagem do Windows 8 sobre o iOS, da Apple. O sistema da Apple não permite, ao usuário, gerenciar diretamente seus arquivos de fotos, documentos, músicas e filmes armazenados no iPhone ou no iPad. Não há uma maneira prática de apagar, mover ou trocar o nome de um arquivo, por exemplo. Em geral, operações com arquivos precisam ser feitas por meio do iTunes ou do respectivo aplicativo. Já o Windows 8 deve manter o sistema de arquivos usado nos PCs, em que o usuário tem liberdade para alterar seus arquivos à vontade.

Já existe alguma versão do Windows 8 disponível?

A Microsoft possui versões internas do Windows 8, que ainda está em desenvolvimento. De tempos em tempos, alguma cópia vaza na internet. Até agora, já apareceram versões para PCs de 32 e 64 bits, e também uma para servidores. A empresa vai realizar, de 13 a 16 de setembro, em Anaheim, na Califórnia, sua conferência Build, para desenvolvedores. Espera-se que, lá, seja apresentada oficialmente uma versão preliminar do produto (e quem sabe uma nova versão vaze!). O vídeo abaixo é uma apresentação (em inglês) da interface gráfica do Windows 8.



Com informações da Info.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário