quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Limpando os arquivos temporários do Windows

Todo mundo sabe que o Windows e a maioria dos programas, criam arquivos temporários para seu uso. Porém, nem todos os programas apagam os rascunhos que criam, deixando-os entulharem o sistema do usuário.

Os arquivos temporários ocupam espaço no HD, como qualquer outro arquivo. Por si só, eles não reduzem o desempenho. Mas, aos poucos, conforme mais e mais arquivos inúteis vão ficando armazenados, o computador começa a ficar mais lento, por causa da fragmentação dos dados no HD. Além do espaço desperdiçado, que pode chegar a vários gigabytes em HDs de quem nunca limpa os temporários.

O Windows possui um acessório de limpeza de disco, básico mas que cumpre seu papel, apesar de ser lento para listar o quanto de espaço será liberado. Trata-se do utilitário "Limpeza de disco", que você pode acessar clicando no botão "Limpeza de disco", na janela das propriedades da unidade desejada, no "Meu computador". Ou, se quiser, pode abri-lo digitando "cleanmgr" no "Iniciar > Executar".

Uma solução de terceiros é o CCleaner, um programa gratuito e recomendado. Baixe-o em www.ccleaner.com.


Ele limpa diversos arquivos temporários e logs, além do histórico, cookies e temporários da Internet do IE, Firefox, Opera, menus de arquivos recentes de diversos programas que ele detecta quando estão instalados, etc. É muito bom, pois há diversos locais no Windows que podem armazenar arquivos temporários, e se você nunca limpar, estará desperdiçando espaço e deixando seu computador mais lento.

Dica: clicando no botão "Analisar", ele exibe o quanto de espaço será liberado, antes de apagar um byte sequer do HD. Além disso, para uma limpeza mais completa, é bom clicar em "Opções" e a seguir em "Avançado", no CCleaner, e desmarcar o item "Deletar somente arquivos temporários criados a mais de 48 horas". Só não mande limpar logo após instalar algum programa, pois eles podem guardar arquivos temporários para substituição após a reinicialização. A dica é então, reiniciar o computador após instalar algum programa, e só depois de reiniciado, passar o CCleaner.

Dependendo do uso do computador, é bom passar o CCleaner uma vez por semana. Em máquinas virtuais, é bom passar sempre antes de desligá-la, mas claro, depende do uso que cada um faz do sistema. Se você passar freqüentemente e ver que poucos dados são eliminados, pode então ir ampliando os intervalos.

2 comentários:

  1. JA USEI E MUITO BOM DEPOI INSTALA UM PROGRAMA CHAMADO DEEPFREEZE NEM VIRUS SE CRIA

    ResponderExcluir
  2. ja useio o CCLeaner... hj uso o Cleanup Assistant.... muito bom tbm..... mais facil e menos descomplicado....


    abracos

    rona nogueira
    london-uk

    ResponderExcluir